ARAUTOS DO EVANGELHO – UM MOVIMENTO SECTÁRIO

Um dos grandes dilemas que enfrenta o fenômeno religioso nos dias atuais é o surgimento de setores sectários dentro das próprias tradições religiosas mais consolidadas, como o islamismo e mesmo o catolicismo,
Num primeiro momento pode soar estranho essa categoria genérica de seita ser atribuída a movimentos como os radicais islâmicos e ao mesmo tempo aos Arautos do Evangelho, por exemplo. Por isso é preciso antes de mais nada dar uma definição que toque não somente no entendimento teológico do que é uma seita segundo a doutrina católica, a qual os Arautos se filiam, mas também um conceito sociológico, mais amplo.
Recentemente foi lançado na França e no Canadá um denso estudo baseado na experiência de ex membros de movimentos eclesiais católicos sectários. O livro comporta não apenas os relatos de suas vivências nesses ambientes radicalizados, mas também apreciações de sacerdotes e estudiosos do fenômeno sectário na contemporaneidade. “De l’emprise à la liberté: dérives sectaires au sein de l’Église” já nasce como uma obra de referência no tema.
Uma conceituação segundo a forma da teologia católica vai nos dizer que seita é tudo aquilo que foge dos rumos da ortodoxia, isto é, da doutrina pré-definida e aceita pela Igreja. É uma separação, uma dissidência, ainda que com louváveis intenções de se manterem fiéis à originalidade da doutrina cristã. Os montanistas no começo da Igreja, chegaram a seduzir até mesmo o grande Tertuliano e os Cátaros, já na Idade Média, buscavam uma tal pureza doutrinária que se afastaram da ortodoxia católica.
Já do ponto de vista sociológico, há certos elementos que são caracterizadores de um movimento sectário. Para o Centre de Documentation, d’Éducation et d’action contre les Manipulation Mentales – CCMM, órgão francês responsável por identificar os movimentos sectários naquele país, as características principais das seitas são seus “métodos e ações que atacam a liberdade e a dignidade humanas, destruindo o indivíduo, a família e a sociedade.”
Para os autores do livro canadense, os sinais de que uma comunidade religiosa vive uma experiência sectária são:

1) Culto ao fundador – no caso dos Arautos, ponto central de toda a espiritualidade do movimento
2) As rupturas familiares, de amizade, social, eclesial, de informações e até sanitária.
3) Culto da culpa e do sofrimento
4) Vocabulário próprio ao grupo – também no caso aráutico é bem perceptível o uso de gírias internas visando dificultar a comunicação com elementos exteriores à seita.
5) Multiplicidade de devoções. Aqui encaixa-se, segundo os autores, o frequente recurso aos exorcismos, como os denunciados em vídeo no ano de 2016
6) Votos particulares – como no caso da Sempre-Viva, onde os arautos se consagram escravos do fundador.
7) Recrutamento vocacional
8) Enganos e dissimulações
9) autoritarismo e submissão dos membros
10) Todo questionamento como vindo do mal
11) Humilhação e culpabilização
12) Incoerência de vida, sobretudo na vida “extraordinária” do chefe

Todos esses elementos apontam para uma preocupante ascensão de movimentos que buscam a radicalidade na direção inversa da que assume a Igreja na contemporaneidade, sobretudo não reconhecendo o caráter misericordioso que o papa Francisco reiteradamente acena. Não sem razão, muitos deles são críticos ferrenhos do atual papa, como os próprios Arautos, que em vídeo divulgado no ano de 2016, manifestam desejo pela imediata morte do papa.
Ainda quando os membros dos Arautos do Evangelho integravam a Sociedade de Defesa da Tradição, Família e Propriedade – TFP, passado que buscam reiteradamente ocultar, eles foram catalogados pelo órgão do governo francês responsável pela identificação das seitas destrutivas como um movimento sectário, o que os levou inclusive a publicar um livro em sua defesa: “A Nova “Inquisição” Ateia e Psiquiátrica”, no ano de 1996, visando afastar de si a pecha sectária.
Um relatório parlamentar de inquérito feito em 1995, na França, catalogou 173 movimentos situados na direção sectária dos movimentos religiosos, apontando uma preocupação estatal pelos efeitos deletérios que estes movimentos vinham causando na população francesa.
A TFP ganhou ali espaço, pelas práticas exóticas de culto, de recrutamento e de vida interna que ainda hoje permanecem nos Arautos do Evangelho, acusados sobretudo de lavagem cerebral em seus membros.
Os movimentos sectários fazem parte das grandes provas pelas quais passa o catolicismo nos dias atuais.
Muitas vezes, levados por um são desejo de santificação radical e de aproximação de Cristo, as pessoas deixam-se seduzir por movimentos eclesiais que na aparência católicos, internamente são fundamentalistas ou mesmo desvirtuam os princípios do catolicismo, adequando-os à sua realidade interna, para favorecer ao seu movimento.
É preciso não apenas buscar resgatar as vítimas desses movimentos sectários que tanto mal fazem à Igreja, mas alertar aos que tem a justa ambição da santificação que fiquem atentos aos sinais que esses movimentos sectários deixam transparecer de suas reais intenções.

4 comentários em “ARAUTOS DO EVANGELHO – UM MOVIMENTO SECTÁRIO

  1. Perfeito!!! Esse estudo representa muito bem a comprovação do fundamento dos Arautos dos Evangelho. Tudo se encaixa, é como falar cientificamente de fatos presenciados por quem participou das recentes revelações dos AE. Mas falando claramente, melhor que estudos são os fatos!!! Experiências vividas por enúmeras famílias, agora, depois de muitas revelações e comprovações, se juntam e se encaixam, desvendando e montando um imenso quebra-cabeças, histórias se repetem com o mesmo teor de descaso e desrespeito à família e à criança e principalmente à fé cristã, tudo em prol de uma ideologia maluca e absurda, criada pelos fundadores dos Arautos do Evangelho, que usaram da igreja Católica pra se promoverem e se camuflarem. Só quem adentrou nos AE e teve discernimento pra desvendar vários mistérios, sabe do que está falando!!!
    Pra quem tá de fora só vê as maravilhas e não imagina que possa haver algo de errado diante de tanta beleza, religiosidade e perfeição, realmente tudo lindo!!! Porém sem fundamento!!! Essas pessoas usufruem da parte que toca aos Arautos de ludibriar o mundo diante da prática cristã, fé, esperança e caridade!!!
    Pra quem tá dentro, que são as famílias que têm seu maior bem, seus filhos, vítimas desse sacrilégio à disposição dos AE, pois não sabem se defender, têm duas opções, procurar a verdade, deixando cair a venda seus olhos e libertando seus filhos desta masmorra ou continuar sendo cúmplice da manipulação e perda de identidade seus filhos por uma causa extremamente sem fundamento!!! É tudo muito claro!!! Aquilo que não tem base não se sustenta, pode ser perfeito, mas uma hora cai, não deixem seus filhos participarem dessa queda, eles não vão sair ilesos!!! Não é fácil tirá–los de lá, é um processo bem doloroso!!!
    Muitos querem sair, mas não conseguem, as famílias nem sabem, pensam que seus filhos estão vivendo no Paraíso, porém são influenciados a não sair e acabam acreditando que não podem abandonar a tal vocação empurrada de goela à baixo!!! Isso é muito sério, crianças sofrendo por uma causa sem lógica e sem fundamento!!! Não é pq alguns de nós, que já conseguimos trazer nossa prole pra de baixo de nossas asas, de onde nunca deveriam ter saído, é que vamos nos calar diante de tal atrocidade à fé Cristã e à dignidade da pessoa humana!!! Isso não é justo!!!
    Sabemos do que estamos falando, passamos por um processo doloroso, e não queremos isso pra mais ninguém, somos cristãos e lutamos pela verdade em Cristo, se fosse algo simples, não teríamos deixado nossos filhos tanto tempo lá dentro!!!
    Por muito tempo nada foi revelado, as pessoas se sentiam sozinhas e aceitavam, agora, com o mundo e as informações em nossas mãos, tudo é possível, nada mais fica encoberto.
    Muitos jovens, crianças e famílias continuam sendo aliciados a participarem dessa farsa absurda!!! Não vamos nos calar!!! Não é por nós, é pela VERDADE, pelo SER HUMANO, por CRISTO, por NOSSA SENHORA, pelos ANJOS E SANTOS, que tbm são utilizados como instrumentos dessa farsa.
    Deus tenha piedade de quem é de comum acordo com isso depois de ter a oportunidade de usar da sabedoria de Deus pra mudar de entendimento!!!
    Onde há fumaça há fogo!!!

    Curtir

    1. Muito verdadeiro tudo isso aqui comentado !!
      Eu tenho uma filha nesse lugar, fui terciária, e infelizmente enxerguei a verdade tarde demais !! Hoje minha filha é maior de idade, Me fala que não tem a mínima vontade de visitar a família, sempre que telefono para ela, sinto que é vigiada ao conversar comigo, não se sente a vontade e não tem liberdade para falar o que tem vontade, é sempre induzida a ser agressiva, arrogante, determinada da maneira deles, não tem vontade própria pra nada, nem para escolher o que deseja como formação, eles determinam tudo !!! Estou em oração para que esses jovens, crianças e famílias tirem essa venda dos seus olhos e enxerguem a verdade sobre os Arautos do Evangelho e se libertem logo
      dessa prisão psicológica !!!

      Curtir

  2. Uma análise bem precisa. Quem conhece os arautos por dentro (sou ex-integrante), sabe o quanto o ponto 1 é completamente, –até ao absurdo!!– aplicável aos AE. O fundador, sobretudo na Ordem II, é diretamente idolatrado, até se substituir na prática ao próprio Deus. Diversos documentos que guardo da minha passagem pela entidade corroboram isso. Posso colocar a disposição de quem preciar.

    Curtir

  3. INFELIZMENTE, PASSEI POR ESSA INSTITUIÇÃO E PUDE CONSTATAR COMO SATANÁS SE UTILIZA DE FALSOS PASTORES PARA ATRAIR OVELHAS.NO MEU CASO, FUI ATRAÍDA PELO TRATADO E CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA ATRAVÉS DO MÉTODO DE SÃO LUÍS GRIGNION DE MONFORT. TUDO MUITO BONITO ATÉ QUE EM UMA DAS REUNIÕES DE TERCIÁRIOS, OUVI UM TERCIÁRIO DIZER QUE PLÍNIO ERA O ÍCONE DA HISTÓRIA E QUE O TRATADO TINHA SIDO ESCRITO PENSADO EM TORNO DO NASCIMENTO DE PLÍNIO. ME LEVANTEI E QUESTIONEI E MINHA FILHA TAMBÉM. TODOS TENTARAM ME EXPLICAR O INEXPLICÁVEL. É IGUAL A PROTESTANTE. SÓ ACREDITAM NO QUE ELES INVENTAM. OUVI ATÉ DIZER QUE NÃO ENTENDIA PORQUE NÃO TINHA CARISMA!! NA MESMA SEMANA, VAZARAM OS VÍDEOS COM “EXORCISMOS” MOSTRANDO A ORDEM II RINDO DA POSSUÍDA E OLHANDO PARA O FUNDADOR DE FORMA HIPNÓTICA E HISTÉRICA EM VEZ DE SE RECOLHEREM EM ORAÇÃO. LEVEI UM CHOQUE, PROCUREI UM PADRE QUE ME ORIENTOU A BUSCAR LOGO MINHA FILHA POIS O VATICANO FARIA UMA INVESTIGAÇÃO E QUE SENDO MENOR DE IDADE, SERIA MENOS DIFÍCIL. DEPOIS QUE ELA VOLTOU É QUE SOUBE QUE ATÉ ÁGUA DE ROUPA LAVADA DE JOÃO CLA É BEBIDA COMO ÁGUA BENTA. HOJE, AGUARDO O VATICANO E ALERTO QUEM PUDER SOBRE ESSA SEITA E REZO EM REPARAÇÃO DA IGREJA DESSAS HERESIAS.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s